A ATOS (Assessoria Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável) e a ASPTA (Assessoria a Projetos Alternativos) e CARITAS (uma organização de trabalhos sociais da Diocese de Guarabira) realizam, no período de 16 a 18 de junho, um intercâmbio interestadual trazendo até o município de Caraúbas 28 agricultores e agricultoras de 06 cidades do interior da Paraiba para através doesta ação - que consiste na troca de conhecimentos entres os agricultores e agricultoras - desperte nos mesmos o fortalecimento do sentido da convivencia com o semiárido, levando e trazendo consigo experiencias vividas com sua familias.
A ATOS, através da Comunicadora Popular do P1+2 (programa uma terra duas águas) Simone Maia estiveram na Comunidade de Pedra II conhecendo o trabalho das mulheres que é a fabricação de polpas de frutas que são comercializadas na Feira Agroecológica de Caraúbas; no programa Compra Direta, na merenda escolar da Prefeitura de Caraúbas e a CONAB.
Amanhã visitaremos a Comunidade de São Geraldo, no vizinho municipio de Olho D'Água do Borges para conhecer a experiência do Bioágua, que consiste no reaproveitamento das águas usadas nas casas, que após processada e filtrada é reutilizada nos quinstais produtivos. Encerrando iremos até o Projeto de Assentamento de Santa Agostina para conhecermos o processo de produção de cosméticos fabricados a base de mel de abelha. São sabonetes diverssos, hidratantes, creme de barbear, creme esfoliante, entre outros. Além disso, conhecer o trabalho e a história da Creche "Espaço da Alegria" que trabalha com metodologia contextualizda, educando e alfabetizando crianças de 03 a 05 anos, a partir da realidade das mesmas.
(Simone Maia)
(Simone Maia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário