quarta-feira, 16 de junho de 2010

ATOS E INCRA DEBATEM COM AGRICULTORES E AGRICULTORAS SOBRE ECONOMIA SOLIDARIA E MEIOS DE COMERCIALIZAÇÃO

(Quintal produtivo no PA Esperança - Upanema/RN - FOTO: ATOS/INCRA/ATES)
A ATOS através da Assistente Social Isabel Mota, que realiza atividades nos assentamentos assitidos pelo Programa INCRA/ATES sobre economia solidária e seus meios de comercializar seus produtos, focando a importância das feiras, observando seus valores: democracia, autogestão, cooperação, solidariedade, respeito a natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano.
Os brasileiros e brasileiras estão se unindo para fazer economia solidária e a ATOS abraçou essa ideia, que está sendo apliado dentro da produção familiar, não acontecendo por decreto nem por um momento de inspiração isolado. A economia solidária é um movimeno amplo e profundo cujas raizes se encontram nas ações e nas lutas de organizações de trabalhadores e trabalhadoras de movimentos populares, grupos engajados em universidades, igrejas e sindicatos, que se fortalece e se organiza cada vez mais.
São milhares de emprendimentos unidos, crescendo e se espalhando por minhares de comunidades e logo logo está será uma prática comum entre nós. São associações, cooperativas, grupos de mulheres e jovens, bordadeiras, costureiras, agricultores e agricultoras todos juntos trocando ideias; crescendo e passando a produzir mais e melhor, beneficiando tanto a quem consome quanto a quem produz, praticando assim a autogestão, num processo democrático de decisões em que todos são responsáveis pelo que fazem no grupo do qual participam.
E o mais importante disso tudo é o brilho no olhar e no sorriso das pessoas que participam da economia solidária aumentando sua autoestima, pois acreditam e percebem a possibilidade de um futuro melhor para todos.
(Simone Maia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário