A ATOS traz até as 11 aréas assistidas por ela através da Técnica Social Isabel Mota oficinas que fortalecem a participação econômica das mulheres na Reforma Agrária, elas que desempenham um importante papel na produção e na segurança alimentar e nutricional de suas áreas, apezar dessa importante participação ainda são limitadas pelas responasbilidades desiguais entre homens e mulheres, no trabalho doméstico e nos cuidados familiares, pela falta de reconhecimento das atividades econômicas realizadas por elas.
Por terem uma menor participação nas atividades consideraradas produtivas e que geram renda, como lavouras e pecuariária, por não terem acesso a renda monetária, pouco se tem tomada de decisões na familia e na comunidade, mesmo estando periodicamente em seus quintais garantindo o auto-consumo familiar.
E pensando em tudo isso chega até as mulheres assentadas o crédito apoia mulher. Esses recursos do crédito são destinados, exclusivamente, a grupos produtivos de mulheres que realizam atividades econômicas de produção de bens, de prestação de serviços , de comercialização ou de cosumo solidário. Esses grupos são compostos por no mínimo 05 mulheres titulares do lote. A aplicação coletiva ou associativa do Crédito Apoio Mulher visa reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres. Os recursos da modalidade Apoio Mulher Podem ser utilizadas tanto no custeio quanto para investimento: Granjeiros, Plantas Medicinais, Artesanatos, Criações de animais de grande, médio e pequeno porte (exceto bovino de corte).
Cada mulher titular do lote terá direito a R$ 2.400,00 - liberados em 3 parcelas de R$ 800,00 - por exercício. Para isso, as assentadas devem se organizar em grupos produtivos de mulheres.
As 11 áreas comtempladas e acompanhadas pela ATOS são: em CARAÚBAS:PA 08 de Março, PA José Sotero e PA 09 de Outubro; em UPANEMA: PA Sábia, PA Sombreiro, PA São Sebastião, PA São Manoel e PA Padre Pedro; em CAMPO GRANDE: PA Ronaldo Valença; em GONVERNADOR DIX=SEPT ROSADO: PA Osmar Vicente e PA Terra de Esperança.
(Simone Maia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário