segunda-feira, 12 de julho de 2010

CONCENTRAÇÃO DE TERRAS AINDA É MUITO GRANDE NO BRASIL

Recentemente o IBGE divulgou os resultados do Censo Agropecuário que revelaram uma triste realidade no campo brasileiro. A concentração da propriedade da terra continua aumentando. Os Latifundiários estão comprando cada vez mais terra. Apenas 15 mil fazendeiros possuem 98 milhões de hectares, o equivalente a quatro vezes o estado de São Paulo. Muitos são banqueiros e industriais.
Há 16 milhões de trabalhadores e trabalhadoras na agricultura brasileira. Destes, 15 milhões trabalham na agricultura familiar, em pequenas unidades, e apenas 1,6 milhões conseguem emprego nas fazendas do agronegócio. Cerca de 56% dos/as trabalhadores/as adultos/as são analfabetos. A renda média é 70% do sálario minimo. Temos quatro milhões de familias sem terra trabalhando para os outros. Destes, três milhões recebem bolsa família do gonverno para não passar fome.
Esses graves problemas sociais se resolveriam se houvesse um programa massivo de reforma agrária como nos paises desenvolvidos. Além da terra, oganizando agroindústrias, cooperativas, escolas e uso de técnicas agroecológicas.
A ATOS vem desde sua fundação - a 10 anos - buscando se fortalecer e contribuir para reverter este processo junto aos movimentos sociais.
Com uma atuação pautada na agroecologia e na construção coletiva, a ATOS atua em mais de 20 municípios potiguares (além de se fazer presentes em eventos nacionais e internacionais) com a seguinte MISSÃO:

A missão da Atos é contribuir com o fortalecimento dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo, em suas organizações, nas dimensões política, técnica, humana e solidária.
(Simone Maia - com dados do Jornal Mundo Jovem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário