quarta-feira, 30 de junho de 2010

PA DE SANTA AGOSTINHA GANHA CASA DIGITAL, ATRAVÉS DO TERRITÓRIO DIGITAL

(FOTO: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas)

A Atos participou, através do Técnico e Coordenador Adminsitrativo Robson Gurgel, da discussão que redundou na liberação de um Casa Digital para o Projeto de Assentamento Santa Agostinha, através do Projeto Dom Helder Câmara e Território Digital do MDA.
A inscrição da comunidade foi feita na ATOS e o Presidente da Associação do PA de Santa Agostinha, Sr. Evanildo Costa, disse que "a comunidade fica muito grata por mais esta intervenção da ATOS e Projeto Dom Helder em prol do desenvolvimento das famílias que ali residem."

Territórios Digitais

O projeto Territórios Digitais faz parte do Programa Territórios da Cidadania. O Territórios Digitais consiste na implantação de Casas Digitais – espaços públicos e gratuitos com acesso a computadores e internet – em assentamentos, escolas agrícolas, comunidades tradicionais, sindicatos e Casas Familiares Rurais. Em 2008, serão alcançados os primeiros Territórios da Cidadania. A partir de 2009 e até 2010, a meta do projeto é ter Casas Digitais nos 120 territórios do Programa.

O objetivo do Territórios Digitais é disponibilizar acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação para aprimorar os processos de gestão da produção; o controle social das políticas públicas; o acesso à informação; e a formação de rede de troca de experiências.

Quais são os critérios para obter uma Casa Digital em meu território?

O território deve fazer parte dos Territórios da Cidadania, em local escolhido pelo Colegiado Territorial, e atender aos seguintes critérios técnicos:

  • Zona Rural;
  • Ter energia elétrica
  • Organização Social/CNPJ;
  • Preferencialmente nas proximidades de escolas ou que tenha a existência do Pronera na comunidade;
  • Locais de acesso comunitário, abertos nos três turnos e todos os dias da semana;
  • Capacidade de prover condições de segurança para o público e equipamentos.
Mais informações pelo email territoriosdigitais@mda.gov.br
O projeto será autogestionado por meio dos membros da própria comunidade que aprenderão a gerir e manter sozinhos as Casas Digitais, replicando seu aprendizado à comunidade.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário conta com vários parceiros para concretizar o projeto Territórios Digitais. Confira aqui a lista de agentes envolvidos.

O Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC) do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) vai disponibilizar cursos de informática em software livre para agricultores familiares e lideranças rurais com acesso a internet. Conheça, no link abaixo, os cursos gratuitos que o CDTC oferece:

Você pode conhecer o projeto Territórios Digitais e ter acesso a arquivos variados e fóruns de discussão sobre o tema no Portal Territórios da Cidadania, na comunidade Territórios Digitais. Para solicitar seu cadastro e ter acesso à comunidade, envie email para territoriosdigitais@mda.gov.br. O assunto da mensagem deve ser "Solicito cadastro Territórios Digitais". No corpo do email, informe seu nome, sobrenome, email que deseja cadastrar e receber informações, instituição onde estuda/trabalha, além da cidade e da UF em que reside.

(Simone Maia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário